Notícias

Sondagem da Construção indica retomada de crescimento no setor

Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que o índice do nível de atividade do setor ficou em 49,9 pontos em outubro, 0,4 ponto acima do registrado em setembro. O resultado é bem próximo da linha de 50 pontos, o que mostra desempenho semelhante ao observado no fim de 2012, quando o setor estava bem aquecido.

Conforme a pesquisa, valores acima dos 50 pontos no levantamento indicam alta no nível de atividade.

O índice de emprego levantado pela Sondagem aumentou 1 ponto em outubro frente a setembro, alcançando 48,5 pontos. O valor também é o maior desde outubro de 2012, quando o indicador chegou a 49,6 pontos. Esta alta faz com que o indicador se aproxime da linha divisória de 50 pontos, sugerindo que o emprego ainda está em queda em relação ao mês anterior, porém em menor intensidade do que em períodos anteriores.

O nível de uso da capacidade operacional em outubro registrou 62%, resultado igual ao da média histórica, e três pontos maior em relação ao nível de 12 meses atrás. A ociosidade na construção tem diminuído desde maio deste ano.

O índice de intenção de investimento da empresa também cresceu na análise do mês de novembro, ficando em 37,9 pontos. O indicador é 5,4 pontos acima do valor observado há um ano e 4,1 pontos superior à média histórica. O aumento reforça a tendência de crescimento.

Os indicadores de expectativa da compra de insumos e matérias-primas subiu para 54,2 pontos, alta de 1,2 ponto frente a outubro, sinalizando esperança de aumento de demanda nos próximos seis meses.

Ainda conforme o estudo, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI- Construção) totalizou 62 pontos, em novembro. O valor está 8,4 pontos acima da média histórica e demonstra otimismo do empresariado quanto ao crescimento do setor.

A Sondagem Indústria da Construção foi realizada com 483 empresas, sendo 167 pequenas, 208 médias e 108 de grande porte.

 

fonte: https://www.aecweb.com.br/revista/noticias/sondagem-da-construcao-indica-retomada-de-crescimento-no-setor/19488?utm_source=sales_force&utm_medium=email&utm_term=&utm_content=&utm_campaign=boletim_aec_noticia_semanal

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

A definição do tipo errado de fundação para as características geológicas do local, o subdimensionamento e a

Leia mais
Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) espera que o setor cresça 3% este ano, o que possibilitaria a

Leia mais
Saiba quando especificar lajes alveolares

Saiba quando especificar lajes alveolares

Com vazios internos, lajes pré-moldadas se caracterizam pela execução ágil e pelo baixo peso. Entenda tudo sobre esta solu

Leia mais