Notícias

Fabricantes fazem acordo para reduzir peso do saco de cimento

Fabricantes fazem acordo para reduzir peso do saco de cimento

Texto: Nathalia Lopes

Após quatro anos de negociações, Ministério Público do Trabalho e cimenteiras concordaram com novo padrão, mais ergonômico, de 25 kg. Implantação será feita até 2028

O Ministério Público do Trabalho e 33 empresas produtoras de cimento assinaram, após quatro anos, um acordo para reduzir de 50 kg para 25 kg o peso dos sacos do produto comercializado no Brasil. O intuito é aproximar a indústria das normas internacionais relativas à proteção da saúde do trabalhador.

Os trabalhadores de obras e distribuidoras de materiais de construção são os mais afetados com o excesso de peso dos sacos de cimento. A longo prazo podem estar sujeitas a problemas como dorsalgias, lombalgias, hérnias discais, lesões em articulações do joelho e cotovelo e outras doenças osteomusculares e muscoesqueléticas.

Segundo Ronaldo Fleury, procurador-geral do MPT, nos últimos seis anos o setor da construção gastou R$ 28 bilhões com a Previdência Social, por afastamento de trabalhadores por motivo de acidentes de trabalho.

Os fabricantes têm até dezembro de 2028 para se adequar à nova regra. Após essa data, somente os sacos voltados para exportação que poderão ser mais pesados, caso ainda haja em estoque sacos com o peso acima do novo limite, esses não poderão ser mais comercializados.

Fonte: https://www.aecweb.com.br/cont/n/fabricantes-fazem-acordo-para-reduzir-peso-do-saco-de-cimento_17561?utm_source=sales_force&utm_medium=email&utm_term=&utm_content=&utm_campaign=boletim_aec_noticia_semanal

 

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

A definição do tipo errado de fundação para as características geológicas do local, o subdimensionamento e a

Leia mais
Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) espera que o setor cresça 3% este ano, o que possibilitaria a

Leia mais

Sondagem da Construção indica retomada de crescimento no setor

A Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria&nb

Leia mais