Notícias

Importância das juntas nos pisos

O primeiro passo para entendermos a necessidade das juntas é sabermos como é o comportamento dos pisos de concreto face às variações da temperatura. Todos sabemos que o aumento da temperatura provoca uma variação no tamanho das peças de concreto, ou seja, a medida que aumenta a temperatura as peças também “crescem”. Para conter este alongamento das placas utilizamos então uma armadura, normalmente uma tela posicionada no terço superior da espessura placa de piso. Como a variação da temperatura ocorre mais na face superior, pois está em contato com o ar, do que na inferior que está em contato com o solo, é muito importante o posicionamento da armadura próxima desta face, a uma distância de 1/3 da espessura, para combater as tensões que ali se localizam.

Porém mesmo colocando estas armaduras, as placas ainda se dilatam desta forma, é necessário que, em algum ponto, se interrompa a placa para aliviar esta dilatação, e criamos então nestes pontos as primeiras juntas para induzir o piso a se fissurar de acordo com estes alinhamentos, fazendo um corte na face superior das placas com profundidade em torno de 3 centímetros, caso contrário as fissuras aparecerão de forma aleatória.

Os módulos para estas juntas variam de acordo com cada projeto. Para estas juntas damos o nome de “JUNTAS DE INDUÇÃO DE FISSURAS”.

Porém ao longo dos pisos estas dilatações se acumulam, daí então, é necessário uma separação física das placas de piso, em torno de 2,00 centímetros interrompendo-se a concretagem. Para estas juntas damos o nome de “JUNTAS DE DILATAÇÃO”.

Portanto é importante que, antes de se iniciar a execução dos pisos, seja executado um projeto, onde se leve em consideração todas as condições se seu uso como capacidade de carga e posicionamento das juntas, para que se obtenha um desempenho satisfatório do mesmo.

Fonte: Premodisa Sorocaba Sistemas Pré-Moldados - 10/01/2016

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

A definição do tipo errado de fundação para as características geológicas do local, o subdimensionamento e a

Leia mais
Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) espera que o setor cresça 3% este ano, o que possibilitaria a

Leia mais

Sondagem da Construção indica retomada de crescimento no setor

A Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria&nb

Leia mais