Notícias

Sondagem da construção de SP mostra melhora nos indicadores

Sondagem da construção de SP mostra melhora nos indicadores

Estudo da Fiesp também aponta diminuição do pessimismo dos empresários do setor

Agência Indusnet Fiesp

Publicado em 27 de setembro de 2016

A Sondagem da Construção do Estado de São Paulo, divulgada nesta segunda-feira (26/9) pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp e do Ciesp (Depecon), mostra melhora em todos os indicadores em agosto. O nível de atividade do setor de construção, por exemplo, passou para 41,8 pontos (contra 39,8 em julho), mas ainda continuou abaixo da linha de estabilidade (50,0 pontos), o que sinaliza contração. Na mensuração da atividade em relação ao usual, o indicador também apresentou elevação, atingindo 27,6 pontos (contra 25,0 no mês anterior). O número de empregados do setor subiu, com o indicador passando de 32,9 pontos em julho para 39,2 pontos em agosto, ainda muito abaixo da média histórica. A Utilização da Capacidade Operação (UCO) registrou elevação em agosto, ao atingir 61,0% (60,0% em julho).

Os resultados da sondagem sinalizam diminuição do pessimismo dos empresários da construção. O índice de atividade para os próximos seis meses chegou a 46,1 pontos em agosto, contra 36,5 pontos em julho. As expectativas para compras de matérias-primas apresentaram forte alta (de 34,0 para 43,5 pontos). Nas expectativas para empreendimentos e serviços, o indicador passou de 35,3 para 42,0 pontos. Para as perspectivas quanto ao número de empregados, o índice de agosto atingiu 43,0 pontos (foi de 36,6 pontos em julho). E as perspectivas de investimento também apontaram melhora, de 19,2 para 24,5 pontos.

 

Fonte: http://www.fiesp.com.br/observatoriodaconstrucao/noticias/sondagem-da-construcao-de-sp-mostra-melhora-nos-indicadores/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Boletim+da+Constru%E7%E3o+%7C+31%AA+edi%E7%E3o

 

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

Fundação mal projetada é ‘raiz’ de problemas

A definição do tipo errado de fundação para as características geológicas do local, o subdimensionamento e a

Leia mais
Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

Setor da construção deve crescer 3% em 2020, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) espera que o setor cresça 3% este ano, o que possibilitaria a

Leia mais

Sondagem da Construção indica retomada de crescimento no setor

A Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria&nb

Leia mais